Horta Comunitária Planeje e Faça ai no Seu Bairro

Horta Comunitária
Horta Comunitária

Olá! Como você está, tudo certinho? Eu e toda a nossa equipe do Blog Tudo Decorações esperamos que SIM! Hoje vamos abordar sobre horta comunitária!

Bem como, existe uma proposta que tramita lá na Câmara de Deputados em Brasília que tem como objetivo criar um plano capaz de incentivar a atividade de horta comunitária aqui no Brasil. 

Continua Após a Publicidade..

Caso você queira conhecer esse Projeto de Lei n° 3141/21 que quer promover a economia de despesas como a alimentação da família.

Desse maneira, ao mesmo tempo planeja incentivar a melhoria e a qualidade de vida e nutrição dos brasileiros, confira mais detalhes abaixo!

Continua após a publicidade..

Contudo, o Plano Nacional de Incentivos a Hortas Residenciais e Comunitárias, que também  faz parte da proposta, tem como intenção distribuir, de maneira gratuita, os equipamentos, sementes e até outros insumos básicos para a que seja possível fazer a instalação e a manutenção das hortas.

Assim, como a destinação de áreas tanto pública como privada, para  fins de ações educativas.

No entanto, a maior cidade do Brasil, que é São Paulo, já conta com cerca de 274 hortas comunitárias que estão registradas na plataforma Sampa Mais Rural. 

Caso queira saber a sua localização, cerca de umas 170 hortas comunitárias estão localizadas em equipamentos públicos, e muitas já têm o suporte de associações e o cultivo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e medicinais.

⇒ Olhe Agora o Que Eu Preparei Para Você: Como fazer Horta na Garrafa PET

O que é uma horta comunitária?

A princípio, uma horta comunitária é de fato um espaço compartilhado, é semipúblico, onde as pessoas do bairro próximo ao local vão compartilhar o trabalho.

Assim, a colheita e manutenção do espaço onde a horta está sendo cultivada que pode ser frutas, legumes ou flores. 

Desse modo, a maneira como uma horta comunitária é criada e mantida vai variar bastante de uma para outra, mas a semelhança entre elas é que são criadas em espaços urbanos vazios. 

Como por exemplo: Uma horta comunitária pode ter em inúmeros canteiros em partes mais altas ou em um terreno vazio.

Dessa maneira, todos os vizinhos podem participar da cultivação todos os dias para cuidar das plantas e colher os seus alimentos para comer.

Por fim, é importante que você saiba que a permacultura urbana, diz que nos bairros que tem uma área disponível limitada.

Também tem a possibilidade de ser cultivada em uma propriedade privada, assim os vizinhos fazem o trabalho voluntário de cultivar e pode colher para fins pessoais 

Benefícios das hortas comunitárias

Antes de mais nada, você sabia que um dos maiores benefícios de ter uma horta comunitária é a sua criação é a cultura de autossustentabilidade gerada para todos que moram no bairro?. 

Desse modo, quando se tem uma horta em um bairro de baixa renda isso pode impactar a economia de maneira considerável de muitas famílias fazendo com que os gastos para frutas e legumes sejam  redirecionados para outros fins domésticos.

Além disso, é possível promover ainda mais benefícios ambientais, como por exemplo o aumento de plantas polinizadoras que são capazes de melhorar as condições para as abelhas. 

Assim, as plantas também vão reduzir a temperatura geral em comparação com os espaços que já estão pavimentados, por esse motivo essas hortas são muito benéficas em áreas urbanas.

Sobremodo, a horta comunitária acaba criando um senso de comunidade entre os vizinhos envolvidos no cultivo, deixando-os mais conectados uns dos outros. 

Existe também um outro benefício implícito que os voluntários que trabalham na horta se beneficiam: Que é o exercício que fazem ao cuidar da horta  e da luz do sol, bem como acaba aliviando o estresse.

Geram também novos conhecimentos, como ver as plantas crescer e entender quais são as melhores condições para ajudá-las a prosperar.

Isso acaba favorecendo  e estimulando a  mente e intelecto para cultivar uma nova habilidade. 

Como criar uma horta comunitária

A princípio, uma horta comunitária pode ser criada dentro de um condomínio, área pública sem utilização, ou até mesmo em terrenos doados por empresas.

Contudo, além do espaço necessário para o cultivo das plantas, essa atividade requer uma intensa participação de toda a comunidade. 

Bem como, as redes sociais e todas as organizações comunitárias são sim aliadas fundamentais, para reunir todos os interessados nessa prática.

No entanto, antes de iniciar e produzir a sua horta comunitária, é muito importante planejar e deixar definido quais pessoas serão os responsáveis por cada tarefa e as espécies a serem cultivadas. 

Enfim, é fundamental deixar claro como será destinada a produção dessa horta, se será dividida entre todos os voluntários. ou será doada para uma escola, por exemplo, com todas essas questões alinhadas, é hora de fazer a sua horta e colocar a mão na terra. Boa sorte!

☝️ Para Ler o Conteúdo do Artigo Navegue Usando os BOTÕES  acima! ☝️

Juliano Andrade
Juliano Andradehttps://tudodecoracoes.com.br
Tem 27 Anos é escritor e Ceo do Blog Tudo Decorações, Apaixonado por sua Família e Amante da Sabedoria, Sempre Buscando Novidades e Conteúdos Relevantes Para Você!
Artigos Semelhantes

Você é Meu Conviado Especial

Você ama a Roça? Entre para nosso CLUBE EXCLUSIVO com mais de 2.000 membros. É GRATUITO!

70%

🔒 Não Enviamos Spam Seu E-mail Está Seguro