Olá! Tudo certinho por aí? Eu e toda a nossa equipe do Blog Tudo Decorações esperamos que SIM! Hoje você vai aprender a como cultivar árvores frutíferas no vaso.
Bem como todos sabem existe uma diferença que está no seguinte: nos vasos de plantio, os solos devem ter uma estrutura bem mais nutricional do que os cultivos tradicionais, e as mudanças de nutrientes devem ocorrer várias vezes no ciclo de cultivo da planta.
No entanto, vamos aqui passar algumas dicas importantes para que consiga cultivar árvores frutíferas no vaso em casa. Confira Abaixo!
Como cultivar árvores frutíferas no vaso
Em todos os casos existe a necessidade de perceber que, por mais que o barco se encaixe em áreas pequenas, as árvores frutíferas necessitam de várias horas de luz solar todos os dias.
Bem como, cultivar e criar árvores frutíferas é uma boa distração, é sempre animador cuidar de plantas e flores, o que também ajuda na decoração da sua casa ou de seu apartamento.
É possível ir além da beleza, já que podemos cultivar plantas frutíferas em vasos. É uma excelente oportunidade de proporcionar cores, aromas e sabores para sua sacada, sala ou outros ambientes dentro de seu lar.
Importância de escolher os vasos e solo
Para cada elemento você precisará de um vaso com pelo menos 20 litros de terra, e é de extrema importância que haja espaço para as raízes se expandirem (os vasos de bojudos são bem adequados).Quanto maior o vaso, melhor será o desenvolvimento das plantas.
Tenha em mente que é preciso se certificar de que o vaso tenha alguns furos na sua base, dando acesso para que água saia e seja drenada.
Além disso, é fundamental fazer um dreno. Coloque 10 cm de pedrisco no fundo e, sobre eles, uma manta geotêxtil.
Por fim, coloque o substrato/terra. A construção do dreno é importante para não obstruir o fluxo de água ao longo do tempo.
Primeiro passo: prepare o terreno para estes vasos com uma mistura de 50% de terra orgânica, solo pesado e areia, construção média
No fundo do vaso, até cerca de 10 cm de altura, faça um leito de drenagem.
Segundo – passo: antes de mais nada, é importante realizar uma boa adubação previamente ao plantio.
Prepare a terra com adubos orgânicos, húmus ou demais materiais disponíveis, logo em seguida o plantio, não remexer o solo.
O adubo pode ser encaixado na superfície e, com a irrigação, irá se infiltrar e será absorvido pelas raízes existentes.
terceiro passo: sempre realize podas frequentes para que a planta não fique muito grande, contudo desta maneira, é importante manter bom equilíbrio entre a raiz e a parte aérea.
Neste momento, podemos retirar os ramos doentes ou com o ataque de alguma praga, prevenindo assim a necessidade de aplicação de produtos químicos em nossas plantas.
Se atentado ao Sol e luz
Desta maneira as árvores frutíferas só darão frutos se houver pelo menos 6 horas de luz solar todos os dias, e sempre bom certificar-se que tudo está indo muito bem, para que não haja nenhum imprevisto.
Fazendo a fecundação
Como podemos ver, Nesse sentido, você precisa fornecer à terra nutrientes essenciais:
Exemplo: Nitrogênio, fósforo, potássio devem ser incluídos na terra algumas semanas antes de instalar mudas de frutas.
E os micronutrientes que cada planta precisa e você se identifica com a cor das folhas é muito importante ficar atento aos sinais da mudança das folhas.
A fecundação “positiva” deve ser feita antes da estação de frutificação, quando as flores começam a se abrir, e você pode utilizar compostos orgânicos curtidos, tortas de mamona e cinzas ou líquidos fertilizantes preparados de restos orgânicos misturados com água.
Com funciona o processo de irrigação
A princípio, dependendo das condições climáticas na região onde você mora,as árvores frutíferas nos vasos precisam ser regadas em até 3 vezes por semana para manter as mesmas vivas.
Desta maneira, existe a necessidade de fazer a rega em um determinado dia, para que assim reduza a quantidade durante a estação chuvosa e aumentando-a em tempos de seca extrema.
Contudo, para aqueles que são apaixonados pela natureza, esse processo é gratificante.
Assim, aproveite para envolver as crianças e interagir com a natureza dentro de casa.
Lembre-se que você sempre poderá colher, bons frutos é óbvio que guardará ótimos momentos e lembrança com muito carinho no futuro.
Enfim, obrigado por chegar até ao fim deste artigo, não esqueça de compartilhar com todos os seus amigos e também familiares. Até mais!