Olá! Como você está, tudo certinho? Eu e toda a nossa equipe do Blog Tudo Decorações esperamos que SIM! Hoje é dia de falarmos de como fazer a sua horta suspensa.
Bem como , todo o conceito da horta suspensa é completamente ecológico, isso porque, além de conseguir aproveitar os espaços menos na sua casa, apartamentos, escritórios e também nas escolas.
No entanto, isso visa o reaproveitamento dos materiais que, normalmente você descartaria de maneira inadequada,e ainda assim acaba prejudicando o solo, a água e também o ar. Veja mais informações abaixo!
Como fazer Horta Suspensa
Antes de mais nada, a horta suspensa é uma forte tendência em paisagismo, além disso, proporciona uma alimentação ainda mais saudável, já que as suas hortaliças são frescas e possuem um alto valor nutritivo.
Talvez você não saiba, mas ter uma horta suspensa na sua linda casa não é muito difícil. Contudo exige um pouquinho de conhecimento para que você planeje o local e tenha a disciplina certa na hora de cuidar das suas plantas, para que elas consigam se desenvolver da maneira correta.
Desse modo, como existem muitas pessoas que hoje moram em locais com pouco espaço ou sem nem uma área verde, a única alternativa é cultivar uma horta suspensa, tendo como exigência um pouco de luz, ventilação e por fim a água.
Contudo, se você tiver um espaço para preparar um canteiro no seu jardim ou quintal será o ideal, mas também é completamente possível que cultive a sua horta dentro de vasos e jardineiras, tanto faz se vai ser no chão, parede ou até mesmo no teto.
⇒ Olhe Agora o Que Eu Preparei Para Você: Como fazer Horta na Garrafa PET
Aprenda como fazer uma horta suspensa!
Veja com atenção o que você vai precisar:
Hortas nas paredes ou no Teto
• canecas, latas, garrafas PET, escadas de madeira.
Hortas no chão
• tijolos, caixotes de madeira, vasos, potes.
Esse serve para usar nas duas opções acima
- barbantes, arames ou fios;
- parafusos, ganchos ou pregos;
- Terra
- sementes e mudas
Lembre-se que não importa qual recipiente será utilizado para preparar a sua horta suspensa: O ideal é que todos eles tenham alguns pequenos furos na parte inferior para que a água escoa.
Preparando o ambiente da sua horta suspensa
Antes de mais nada, você vai encher o recipiente com a terra até a metade e depois insira as mudas ou sementes que você já escolheu e complete com o restante da terra.
Mas é necessário que você deixe um espaço de um a dois centímetros da borda (no caso das mudas, você precisa cobrir apenas a raiz).
Hortas suspensa na parede
A princípio, para as hortas que devem ficar apoiadas na parede, basta utilizar algumas telas de metal para amarrar as suas garrafas PET uma do lado da outra ou uma acima da outra.
A vantagem de se usar uma em cima da outra é que a água que escoa das mudas que ficarem acima deverá ser aproveitada pelas mudas que estão na parte inferior.
Horta suspensa com escadas
Desse modo, você também pode usar escadas de madeira, essa é uma das opções mais utilizadas, onde você coloca os potes ou vasos em cima dos degraus e apoiados na parede.
Bem como, essa é uma ótima opção, tudo isso devido à mobilidade principalmente para quem mora em locais que o sol predomina o dia inteiro como na varanda, por exemplo.
Desse modo, é totalmente possível deixar as plantas expostas apenas por um curto período de tempo para evitar o excesso de sol sobre elas.
Horta Suspensa no Teto
A princípio, se por obra do acaso você não tem nem um espaço sobrando no chão ou até mesmo nas paredes, não se preocupe, a opção é fazer três ou quatro furos na borda no recipiente que você vai utilizar.
Como por exemplo: vasinhos, garrafas PET ou latas. Assim você pode amarrá-las em fios ou arames nos furos e prendê-las em um ganchos ou mais no teto da lavanderia.
A grande vantagem é que você vai acabar economizando espaço e ainda deixa o ambiente mais atraente e alegre.
Enfim, se a sua horta suspensa, estiver dentro da sua casa e não existir um local para a água escoar, lembre-se de preencher os fundos dos pratinhos com areia para não acumular água parada.